São Luís

Praça Pantheon ganha nova forma e mais beleza

Realizados pelo Iphan em parceria com a Prefeitura serviços do Complexo Deodoro vão revitalizar a área do Centro da cidade.

O trabalho de requalificação urbanística do Complexo Deodoro segue em ritmo acelerado. A previsão é de que a primeira etapa da obra – que compreende a Praça do Pantheon e as Alamedas Silva Maia e Gomes de Castro – seja entregue no aniversário de São Luís. Executados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio o Programa PAC Cidades Históricas, em parceria com a Prefeitura de São Luís, os serviços têm o objetivo de promover a revitalização dessa área do centro comercial da cidade, através do reordenamento do espaço urbano.

Na Praça do Pantheon, o trabalho consiste na finalização da montagem do conjunto de caramanchões em eucalipto autoclavado, estruturas cobertas que vão proporcionar beleza e sombreamento ao espaço. Na Praça Deodoro estão sendo realizados os serviços estruturais para a execução do muro de arrimo de ferro e concreto para sustentar a passagem dos ônibus. O muro está localizado no espaço onde serão instalados os banheiros e o centro administrativo.

Na Praça Deodoro estão sendo realizados os serviços estruturais para a execução do muro de arrimo

O prefeito Edivaldo destaca a importância da obra para a cidade. “Essa é uma área muito importante para São Luís. A nossa contribuição é em prol da população, que ganhará um espaço novo e revitalizado. Essa é mais uma parceria entre o poder público municipal e federal que impactará positivamente na vida dos moradores da cidade”, ressalta o gestor municipal.

Operários trabalham também na Alameda Silva Maia. No local, além da conclusão dos serviços de terraplanagem, estão sendo realizados a instalação dos meios-fios em todo perímetro da alameda e o preparo da pavimentação para início dos serviços de colocação do piso em concreto armado e lapidado. Já na Alameda Gomes de Castro, avançam os serviços de lapidação e polimento do piso.No espaço da Rua Grande, está sendo realizado o serviço drenagem e esgotamento do local e o início dos serviços para a instalação elétrica. O projeto da Rua Grande inclui embutimento da fiação elétrica e telefônica, drenagem profunda e esgotamento sanitário, drenagem fluvial, novos equipamentos urbanos, novo piso e pontos de acessibilidade reduzindo barreiras físicas e melhorando o acesso de pedestres.

O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, Maurício Itapary, conta que a execução da obra segue o cronograma previsto. “Em parceria com o poder público municipal, estamos avançando com as obras do Complexo Deodoro, que está sendo completamente reformado. Esse será um presente muito especial para a população”, enfatiza.Na Praça do Pantheon, o trabalho consiste na finalização da montagem do conjunto de caramanchões

PRAÇA DA MÃE D’ÁGUA

Os investimentos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) incluem, ainda, a reforma da Praça da Mãe d’Água. A obra está na etapa de calçamento e de forma simultânea acontece a restauração da fonte luminosa e a escultura da Mãe D’Água. O espaço contará com um projeto de iluminação funcional e artística que será executado pela Prefeitura de São Luís.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nome *
E-mail *
Site
Comentário *

Para comentar através do Facebook é preciso estar logado. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Comente com o Facebook

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.