×

Publicidade

São Luís

Gestão Edivaldo: Centro-Dia melhora a vida de pessoas com deficiência em SL

Em cinco anos de funcionamento, equipamento social gerido pela Prefeitura de São Luís em parceria com Instituto Pobres Servos da Divina Providência, celebra conquistas alcançadas entre jovens e adultos que recebem acompanhamento no espaço

 

Patrícia é uma das 76 pessoas com deficiência acompanhadas no Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência

O que você consegue fazer sozinho? Calçar os sapatos, escovar os dentes, comer, lavar a própria louça e roupa? Essas e outras tarefas que para maioria das pessoas são tão comuns que chegam a ser automáticas, têm um significado muito diferente para parte das pessoas com deficiência, que sem o apoio e desenvolvimento necessários jamais seriam possíveis. Para Patrícia Reis, 24 anos, portadora de deficiência múltipla (baixa visão e Síndrome de Turner), realizar essas simples atividades eram grandes desafios. Há cinco anos, quando ingressou no Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência, era uma pessoa introspectiva e totalmente dependente de cuidados. Hoje ela e sua família conseguiram superar vários obstáculos, se tornando mais feliz, independente e confiante. O equipamento integra a política de Assistência Social colocada em prática pela gestão do prefeito Edivaldo.

Continua após a Publicidade

“Com o Centro-Dia temos a oportunidade de melhorar a vida de pessoas com deficiência, de oferecer a elas dignidade, autoestima. É nossa missão garantir assistência e cidadania para aqueles que mais precisam dessas políticas. Temos a alegria de ver o resultado desse trabalha impactando de forma positiva na vida das pessoas”, disse o prefeito Edivaldo.

Patrícia é uma das pessoas acompanhadas pelo Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência, gerido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), em parceria com Instituto Pobres Servos da Divina Providência. O espaço, implantado na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, comemorou nesta sexta-feira (22), cinco anos de trabalho com esse público e suas respectivas famílias.

“Eu era assim muito tímida, não conseguia fazer as coisas dentro de casa e nem tinha vontade ou gostava de sair. Através do Centro-Dia, eu aprendi tantas coisas, abotoar meus próprios sapatos, cuidar das minhas coisas e isso me faz bem, mais feliz e acreditar no meu próprio potencial, porque eu sei que sou capaz de fazer”, disse a jovem.

De acordo com a secretária da Semcas, Andréia Lauande, são várias conquistas a serem comemoradas, principalmente em relação a qualidade de vida do público atendido no espaço. “O Centro-Dia foi inaugurado em São Luís pelo prefeito Edivaldo trazendo a perspectiva de mudanças de realidades e autonomia para as pessoas com deficiência. Todos os dias vemos efetivamente esse avanço, já que os serviços prestados contribuem para desenvolver as potencialidades e independência dos usuários e suas respectivas famílias. Além disso, também temos a questão da inclusão social, hoje essas pessoas são protagonistas das suas próprias histórias, se tornando empoderados e confiantes”, destacou.

CENTRO-DIA

O Centro-Dia de Referência é uma unidade especializada que atende jovens e adultos com deficiência que não têm autonomia e dependem de outras pessoas. No local são desenvolvidas atividades que permitem a convivência em grupo; cuidados pessoais; fortalecimento das relações sociais; apoio e orientação aos cuidadores familiares; acesso a outros serviços e a tecnologias que proporcionam autonomia e convivência. As famílias também recebem atendimento.

Patrícia foi uma das primeiras usuárias do espaço. Seu crescimento e evolução ao longo dos anos de acompanhamento são visíveis. Hoje é comunicativa e independente, aprendeu a cuidar de si; comer sozinha, realizar afazeres domésticos como lavar a louça, arrumar a casa e lavar a própria roupa, assim como começar a pensar em ter a própria renda, fazendo e comercializando biscoitinhos que aprendeu em um curso de panificação, onde se destacou pelo senso de organização, chegando a ser escolhida para ser monitora de outras turmas do curso.

Para sua mãe, Rosana Reis, as conquistas da filha são motivo de felicidade. “O Centro-Dia é como uma segunda casa para nós, chegamos lá em um momento de muita tristeza, porque sofríamos muito com a condição da Patrícia que não conseguia fazer nada, tentávamos ensinar aqui, mas ela não aprendia. Hoje somos muito felizes em ver o quanto a minha filha conquistou, ela tem capacidade. Foram grandes aprendizados tanto para ela quanto para mim, hoje sou mais confiante, consigo sair para trabalhar e fazer outras coisas, porque sei que existe um espaço e pessoas em quem confio para deixá-la”, disse, emocionada, a mãe da jovem.

Além da atenção integral à pessoa com deficiência, o centro, ao mesmo tempo serve de apoio às famílias e aos cuidadores familiares. Segundo a coordenadora Dinamara dos Santos, além do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e desenvolvimento de habilidades e potencialidades, o serviço contribui para a diminuição do estresse dos cuidadores familiares, que confiam em deixar os seus no local para ir em busca de ouras atividades, seja de lazer ou trabalho.

“Ao longo do tempo fomos construindo uma relação de confiança e segurança com os nossos usuários e suas famílias. A princípio, eles chegavam aqui com alto nível de estresse, baixa estima, e sem acreditar nas potencialidades e habilidades dos filhos. Com o passar do tempo nós conseguimos mostrar tanto a eles quanto aos seus filhos que eles podem se desenvolver e contribuir”, afirmou a coordenadora.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.