Câmara SL

Servidores da Câmara terão palestra com o juiz Douglas Martins nesta sexta-feira

Acontecerá nesta sexta-feira, (14), a partir das 10 horas, no plenário da Câmara Municipal de São Luís, uma palestra com o juiz Douglas Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, uma palestra para os servidores daquela casa parlamentar, tendo como foco principal o concurso público previsto para ser realizado ainda este ano pelo Legislativo Ludovicense.
O anúncio foi feito pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos dos Poderes Legislativos do Estado do Maranhão – Sindileg, João Batista Silva, também conhecido como Índio. Segundo ele, a conferência com o magistrado será aberta a todos os funcionários, para que possam tirar suas dúvidas sobre o concurso e outros temas que tiverem suas dúvidas.
Acerca do tema central, que é o concurso público, Índio faz a observação de que !temos várias situações funcionais na Câmara a exemplo dos prestadores de serviços, daqueles que ingressaram no Legislativo após a promulgação da Constituição de 1988, e dos que são notoriamente efetivos”. O concurso foi viabilizado a partir de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) celebrado entre o presidente da Câmara Municipal, vereador Astro de Ogum (PR), e o Judiciário, podendo ser realizado ainda este ano.
Para Índio, o concurso é necessário, mas os servidores deverão ficar cientes sobre os detalhes da medida. Para finalizar ele disse esperar que “o funcionalismo não venha a ser penalizado, uma vez que todos que ingressaram na Câmara após a Constituição de 1988 estão preocupados com a realização do concurso e o seu desdobramento” (AB).
Juiz Douglas Martins recebe título de Cidadão de São
Luís e Placa de Mérito outorgados pela Câmara Municipal
A Câmara Municipal de São Luís realizou na última quarta-feira (12) uma sessão solene para homenagear o juiz de direito Douglas de Melo Martins, titular da Vara dos Direitos Difusos e Coletivos da Comarca de São Luís. A solenidade dirigida pelo vereador Astro de Ogum (PR), presidente do Legislativo Municipal foi para a entrega do titulo de Cidadão de São Luís e Placa de Mérito ao magistrado, iniciativas dos vereadores Cézar Bombeiro (PSD) e do presidente do parlamento, Astro de Ogum, respectivamente. Há algum tempo a Câmara Municipal não realizava uma solenidade para prestar duas homenagens ao mesmo tempo para a mesma autoridade. O evento foi bastante participativo e teve a duração de quase três horas.
Para a composição da mesa  da solenidade, o vereador Astro de Ogum, convidou os vereadores Pavão Filho (PDT) e Cézar Bombeiro como primeiro e segundo secretários da Mesa Diretora que prestou homenagem ao juiz Douglas de Melo Martins e o advogado Marinel Dutra de Matos, Conselheiro da Seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), secção do Maranhão.
O vereador Cézar Bombeiro como o autor do Decreto Legislativo de outorga do Título de Cidadão de São Luís foi quem falou sobre o homenageado. Ele destacou que o juiz Douglas de Melo Martins é natural da cidade de Presidente Dutra, sendo uma pessoa que tem marcas bem visíveis de princípios e valores familiares, e pela educação e dedicação que tem conseguido solidificar a sua vida de magistrado e professor universitário, além de ser uma pessoa bastante requisitada para palestras em instituições públicas e privadas.
Cézar Bombeiro falou ainda que Dr. Douglas Martins é portador de um grande currículo, que vem antes da conclusão do curso de direito pela Ufma (Universidade Federal do Maranhão), e passa por mestrado e doutorado na Espanha, na Universidade de Zaragoza. Convém destacar que na Universidade de Zaragoza, a sua tese de mestrado foi o importante trabalho foi Corrupção e Desenvolvimento Humano no Brasil. Em sua oratória ele deu grande ênfase ao reconhecimento nacional da sua atuação como magistrado, levando importantes experiências das suas ações no Maranhão para o exercício nacional no CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que o tornaram reconhecido em todo o país.  Por ser bastante extenso o currículo do homenageado, o vereador deteve-se a algumas informações, conforme observou aos presentes para não se estender na solenidade.


Entrega do Título e Palavra do Homenageado
O presidente Astro de Ogum, depois da homenagem prestada por Cézar Bombeiro, fez a entrega do Título de Cidadão de São Luís ao juiz Douglas Martins, oportunidade em que os presentes se integraram a solenidade com aplausos. O advogado Marinel Dutra de Matos, Conselheiro da OAB e os  vereadores  Pavão Filho e Joãozinho Freitas (PTB), falaram na ocasião, destacando os méritos do juiz Douglas Martins, pelos seus princípios, ética e um grande exemplo de magistrado, bem reconhecido pela sociedade e o caminho já percorrido e o futuro brilhante que o aguarda.
O que seria apenas um discurso de agradecimento se transformou numa bela oração, em que o magistrado fez questão de ser claro que conhece Cézar Bombeiro e sabe perfeitamente da sua luta como agente penitenciário e defesa da categoria. “Quando magistrado do Sistema Penitenciário do Maranhão e encontrei nele um grande parceiro. Foi um importante defensor da nomeação da última turma de agentes penitenciários, quando independente dos advogados da categoria era uma pessoa que estava presente e queria ser informado do trâmite do processo”, acentuou Dr. Douglas Martins.
Adiante o magistrado destacou que “esse compromisso dele e lealdade que sempre demonstrou para comigo me fez aceitar o título de cidadão de São Luís e aqui ele ratificou o que eu penso dele”. O magistrado deteve-se em importantes aspectos da educação, dos valores e da responsabilidade que são fundamentais em todo o contexto social. O juiz chegou a se emocionar, quando as lágrimas vieram aos seus olhos, ao se referir ao seu pai, que seria uma das pessoas que gostaria de contar com sua presença na solenidade. Os presentes foram solidários com ele.
A entrega da Placa de Mérito


A última parte da solenidade ficou para a entrega da Placa de Mérito, iniciativa do vereador Astro de Ogum, em nome de todo o parlamento municipal, num reconhecimento ao destacado e constritivo trabalho que juiz Douglas Martins realiza em São Luís e ampliado bastante o alcance da justiça aos mais diversos segmentos sociais. Mais uma vez a sensibilidade do magistrado se tornou visível.  O encerramento da solenidade foi com um coquetel na sala vip do Legislativo Municipal, quando um amplo congraçamento foi realizado e a alegria veio dos corações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nome *
E-mail *
Site
Comentário *

Para comentar através do Facebook é preciso estar logado. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Comente com o Facebook

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.