Ribamar

São José de Ribamar recebe ações do projeto Mais Qualificação e Turismo

O município de São José de Ribamar, pertencente ao Polo São Luís, recebeu mais uma etapa do programa Mais Qualificação e Turismo, realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). A visita ao município contou com dois dias de cursos gratuitos de qualificação, que teve inicio na última quinta-feira (12) e foi encerrado nesta sexta-feira (13).

O Projeto Mais Qualificação e Turismo capacitou 103 pessoas em São José de Ribamar com cursos de ‘Informações Turísticas’, ‘Qualidade em Atendimento em Bares e Restaurantes’, ‘Qualidade no atendimento para manipuladores de alimentos’ e ‘Qualidade no atendimento para condutores de passeio’. Os alunos que participaram dos cursos receberam, após o término dos mesmos, o certificado de conclusão.

Para a recepcionista Marina Ribeiro, 24 anos, a ação chegou em boa hora. “Eu trabalho com atendimento ao público e estava procurando um curso para meu aperfeiçoamento já que o mercado de trabalho está cada dia mais exigente. Então participar dessa ação gratuitamente caiu como uma luva, atendendo as minhas necessidades. Espero que venham mais cursos como este, participarei de todos”, afirma Marina Ribeiro.

O projeto irá beneficiar 53 municípios maranhenses que compõem os 10 polos turísticos do Maranhão, e que fazem parte do Programa de Regionalização/Mapa Turístico Brasileiro. As ações foram iniciadas no mês de março e já atingiram os polos Lençóis Maranhenses (Primeira Cruz, Santo Amaro, Barreirinhas e Humberto de Campos), Serras Guajajaras, Timbira e Kanela (Grajaú, Jenipapo dos Vieiras e Barra do Corda), Delta das Américas (Araioses, Água Doce, Tutóia e Paulino Neves) e São José de Ribamar, município que faz parte do polo São Luís.

A coordenadora do Programa Mais Qualificação e Turismo, Andréa Sanches, avalia os resultados como satisfatórios e motivadores. “É gratificante perceber a busca das pessoas por mais qualificação profissional com intuito de melhorar e aprimorar seus serviços e produtos. A Sectur, através do programa Mais Qualificação e Turismo, tem atendido a estas demandas. Isso mostra o quanto o Governo do Estado do Maranhão se preocupa em atender as diversas esferas em busca de um governo para todos”, declarou a coordenadora Andréa Sanches.

A equipe da Secretaria Adjunta de Turismo, com apoio dos gestores municipais, realiza reuniões temáticas, palestras, minicursos de qualificação, ações esclarecedoras voltadas para o novo sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do Turismo (Cadastur) e o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (TSI). Até agora, mais de 603 pessoas já passaram pelo processo de capacitação com os cursos de ‘Informações Turísticas’, ‘Qualidade no Atendimento em Bares e Restaurantes’, ‘Recepcionista de Meio de Hospedagem’, ‘Como Montar um Negócio: Cama e Café’, ‘Organização de Eventos, Mídias Sociais’, ‘Projetos de Turismo em Gestão Pública’, ‘Qualidade no Atendimento para Condutores de Passeio’ e o ‘Manipulação de Alimentos’.

O próximo polo a ser beneficiado com o Projeto Mais Qualificação e Turismo será o polo Floresta dos Guarás (Porto Rico, Guimarães, Bequimão, Cururupu) e o município de Alcântara pertencente ao polo São Luís. Até o final do primeiro semestre deste ano, todos os polos terão recebido as ações do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nome *
E-mail *
Site
Comentário *

Para comentar através do Facebook é preciso estar logado. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Comente com o Facebook

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.