×

Publicidade

Geral

Revitalizado, Farol do Saber é entregue à população de Esperantinópolis

Com festa e alegria foi entregue, nesta quarta-feira (13), no município de Esperantinópolis, o Farol do Saber Idalina Guimarães completamente revitalizado, com investimento de R$ 170 mil e o reforço no acervo de 200 livros. A obra foi realizada pelo Governo do Maranhão, por meio das secretarias de Cultura (Secma) e da Educação (Seduc).

“A gente não tinha onde fazer nossas pesquisas da escola, o jeito era recorrer à internet. Agora temos uma biblioteca bem pertinho da gente”, revelou João Pinto, de 12 anos, estudante da Escola Municipal Francisco Jovita.

Continua após a Publicidade

“Esse farol passou mais de 9 anos fechado. Agora podemos expressar nossa gratidão. Quero agradecer aos alunos que estiveram junto com o grêmio na luta pela revitalização do Farol. Quero agradecer também ao Governo do Estado pelo incentivo à educação”, disse o vice-presidente do Grêmio Estudantil Graça Aranha, Lucas Carvalho.

O Farol do Saber de Esperantinópolis é 44º equipamento reformado e entregue com o objetivo de ampliar e fortalecer a rede de bibliotecas públicas no estado com investimentos de melhorias em sua estrutura física, ampliação de acervo e ações de incentivo à leitura.

Representando o Secretário de Estado da Cultura, Diego Galdino, a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Aline Nascimento, ressalta que esta é a 4º biblioteca pública entregue somente este ano. “É com muita alegria que estamos em Esperantinópolis entregando um Farol do Saber acessível, climatizado, recheado de um acervo atualizado. O Governo do Estado proporciona acesso ao conhecimento. Com certeza isso representa o exercício da cidadania”, disse.

“Eu achei a biblioteca ótima. Tenho dois filhos que estão matriculados na rede estadual e eles precisam muito de acesso à leitura. Quero vê-los formados e para isso, estudar é o caminho”, afirmou Junilde Araújo, mãe do Rafael Araújo, do oitavo ano, e do Héctor Johan, do terceiro ano da rede estadual de educação.

O Farol do Saber carrega o nome da professora Idalina Guimarães, mestre que durante muitos anos se dedicou na alfabetização da população de Esperantinópolis e de comunidades vizinhas.

Para Jucelino Lima, professor do Centro de Ensino Antônio Corrêa, esse é um momento importante para Esperantinópolis. “Estamos vivendo um momento maravilhoso. Os nossos jovens agora têm um espaço para o conhecimento e leitura. Iremos com certeza agregar muito valor a esse equipamento”, ressaltou.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Aluísio Carneiro Filho, do secretário adjunto de Educação, Anderson Lindoso, que na ocasião representou o governador Flávio Dino, além de autoridades locais.

“Somando esforços, este é 44º Farol do Saber totalmente reformado para servir a população com cultura e conhecimento. Investimos em educação como vetor de transformação social do Maranhão. Todo o trabalho que estamos fazendo, inaugurando escolas e faróis do saber, é em benefício dos jovens maranhenses, para que eles tenham oportunidades e possam escolher o futuro que desejarem”, enfatizou o secretário adjunto da Seduc, Anderson Lindoso.

“Esse é um momento de felicidade, de entrega dessa obra tão esperada por todos nós. Contamos agora um acervo riquíssimo de informação para todas as idades. Agradeço por mais esse olhar carinhoso para o nosso povo de Esperantinópolis”, ressaltou o prefeito Aluísio Carneiro.

Com duração de dois meses, a reforma do Farol trouxe melhorias nas instalações hidrossanitárias, revisão de todas as instalações elétricas, iluminações e tomadas (externas e internas), instalação de novos corrimãos e restauração dos pontos de corrosão. Foram feitas limpeza e retirada de materiais, reforços na estrutura do prédio e em alguns pilares, pintura completa, dentre outras.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.