×

Publicidade

Geral

Prévias carnavalescas movimentam o bairro da Madre Deus

O Pré-Carnaval de Todos, promovido pelo Governo do Maranhão, levou centenas de foliões a Madre de Deus, em São Luís, neste domingo (10), movimentando ruas e praças do bairro. Reduto de boêmios e carnavalescos, foi montado no local dois pontos de apresentação nas prévias da folia momesca, no Beco do Gavião e no Largo do Caroçudo.

Na programação do último domingo, a musicalidade diversificada invadiu a festa e levou muita energia aos foliões. Se apresentaram os grupos Amigos do Samba, Bloco Tradicional Os Curingas, Bloco Afro Gdam, Escola de Samba Turma da Mangueira, Grupo Papo Reto do Povão, Grupo Sambadiando, Samba Choro, Samba da Mega e Grupo Apoteose.

Continua após a Publicidade

A Turma da Mangueira, a escola de samba mais antiga de São Luís, fundada em 25 de dezembro de 1928, no bairro do João Paulo, colocou o público para sambar. A agremiação desfilará na passarela defendendo o tema ‘Pela Mente de um Fofão: Uma Viagem aos Antigos Carnavais’.

“É uma viagem histórica dos antigos carnavais de São Luís, passando pelos bailes realizados em clubes sociais, além das escolas de samba e outras peculiaridades do nosso carnaval”, explica o presidente da Mangueira, Itamillson Lima.

A valorização da cultura local foi um dos pontos elogiado pelos brincantes. Folião de carteirinha, o funcionário público Jofre Cardoso disse que a festa se torna completa porque além do ser efervescente, tem um caráter histórico e cultural, por manter a maioria dos grupos que são patrimônio imaterial do Maranhão. “Fico muito feliz em saber que existe a preservação de toda uma história. A gente brinca se diverte e ainda dissemina cultura”, comentou.

Quem passou pelos pontos de brincadeira em São Luís, no último fim de semana, também se impressionou com a segurança. Em São Luís, os policiais foram destacados para atuar em todos os circuitos pré-carnavalescos, com policiais a pé e em motocicletas.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.