×

Publicidade

Coluna do Udes Filho

Janete Rocha: a filha de pescadores na diretoria da OAB-MA

“Diante de muitas dificuldades que enfrentei, sempre acreditei que fosse possível ser uma advogada”

Janete Rocha junto dos membro da CAAMA e do presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz

Uma celebração ecumênica, marcou, na sexta-feira, 08, os eventos de posse da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Maranhão, que tem a frente o advogado Thiago Diaz, reeleito para o cargo de Presidente. Além do presidente, uma advogada com uma historia de vida e sucesso marcantes, também comemorou uma conquista significativa.

Para Janete Rocha, ou a doutora Janete, como é conhecida em comunidades, [uma filha de pescador, natural da praia Atins, no município de Barreirinhas, que conseguiu concluir o curso de Bacharel em Direito, em 2008, passando a fazer parte dos quadros da OAB-MA em 2010] aquela solenidade representou mais que um simples ato de posse. Foi uma prova de superação.

Continua após a Publicidade

Janete ouviu de alguém, no passado, que, como filha de pescador, não aguentaria o rojão do curso e abandonaria o Direito logo nos primeiros meses. Mas a “onça”, como é carinhosamente chamada pelos mais próximos, não deixou a oportunidade fugir de suas garras.

Casada, mãe de três meninos, filha de pescador e marisqueira, a advogada chegou à cidade de Raposa aos 9 anos, quando ainda era uma Vila de Pescadores. Estudou a vida toda nas escolas públicas da Raposa. Janete trabalhou como advogada na Secretaria de Administrado Penitenciária; na Procuradoria Geral da Prefeitura de São Luís; como advogada do CRAS da Prefeitura de Cantanhede entre outras atividades. Hoje, além de manter seu escritório, ainda encontra tempo para cursar Pedagogia.

“Olha Udes, diante de muitas dificuldades que enfrentei, sempre acreditei que fosse possível ser uma advogada”, disse.

Ah! O que tem a ver a posse da diretoria da OAB-MA com a nossa personagem, doutora Janete? Quer saber, né!

Bom! Janete Matos Chagas Rocha, a filha de pescador que se formou advogada, agora, também figura entre os membros da direção da OAB-MA, como Secretária Geral Adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA).

A celebração aconteceu no auditório da OAB/MA, no Bairro do Calhau, e foi ministrada pelo Padre César, da Paróquia da Cidade Operária, e pelo Pastor Mário Porto, da Igreja Comunidade Vida.

Já a posse solene da nova diretoria da Seccional Maranhense da Ordem, ocorreu às 19h, nas dependências do Blue Tree Hotel São Luís, e foi prestigiada por diversas autoridades dos poderes públicos executivos, municipal e estadual, do Poder Legislativo e do Judiciário, além de representantes das diversas entidades da sociedade civil organizada.

Na oportunidade, tomaram posse o presidente reeleito Thiago Diaz, o Vice-presidente, Heleno Mota, a Secretária geral, Ananda Teresa Farias de Sousa, a Secretária geral adjunta, Valéria Cristina Regino Ferreira, e o Diretor Tesoureiro, Kaio Vyctor Saraiva Cruz, além da diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA) que terá à frente o presidente reeleito Diego Sá, e do Conselho Seccional titular e suplente da OAB Maranhão.

 

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.