×

Publicidade

Coluna da Ingrit Oliveira

Indústrias de alimentos e bebidas vão reduzir açúcar em produtos

No dia 26 de novembro de 2018, o ministro da saúde, Gilberto Occhi, e os presidentes de associações do setor produtivo de alimentos assinaram um acordo para reduzir 144 mil toneladas de açúcar de bolos, misturas para bolos, produtos lácteos, achocolatados, bebidas açucaradas e biscoitos recheados.Ao estabelecer a meta até 2022, o País será um dos primeiros do mundo a fazer acordo com a indústria para a redução do açúcar em industrializados. O acordo segue o mesmo parâmetro do feito para a redução do sódio, que foi capaz de retirar mais de 17 mil toneladas de sódio dos alimentos processados em quatro anos.

A primeira análise será realizada no final de 2020 e a cada dois anos o monitoramento da redução será feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Fazem parte do acordo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (ABIR), a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (ABIMAPI) e a Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos).

Considerando os produtos com maior quantidade de açúcar, os biscoitos e produtos lácteos terão os maiores percentuais para redução do alimento, com a meta de retirar 62,4% e 53,9% de açúcar da composição, respectivamente. Para bolos, o objetivo é de até 32,4% e para as misturas para bolos, até 46,1% do teor de açúcar. Já os achocolatados têm como meta cair até 10,5% e as bebidas açucaradas até 33,8%.

Continua após a Publicidade

Por isso, á título de conhecimento, os brasileiros consomem 50% a mais de açúcar do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Dado bem alarmante em relação às possíveis doenças que são desencadeadas pelo consumo do açúcar, além do sobrepeso.Reduzir o açúcar dos alimentos é um passo muito importante para a conscientização e continuação de medidas de promoção de saúde e qualidade de vida através da alimentação e nutrição.

 

 

 

 

                                                                                                        Ingrit Oliveira

                                                                                                        Nutricionista

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.