Notas do Udes: Maura Jorge; Braide; Roberto Rocha; Roseana; Flávio Dino e mais…

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

COLUNA NOTAS DO UDES

MAURA JORGE SE ANTECIPA

A pré-candidata ao Governo do Estado, Maura Jorge, do recém-lançado “PODEMOS”, ex- PTN, tem se antecipado em relação a 2018. Engana-se quem pensa que a “podemista” age errado. Desconhecida em grande parte do Maranhão, Maura tem feito um trabalho de marketing bastante pontual.  No quesito “propaganda pré-eleitoral” tem colocado muitos no bolso.

SERÁ QUE “PODEMOS” ACREDITAR?

Na opinião deste colunista e de outros analistas, Maura e seus seguidores apostam que o mesmo “fenômeno da natureza política”, que tirou Eduardo Braide das últimas posições, o catapultado para o segundo turno, nas eleições para prefeito de São Luís, em 2016, possa ocorrer em 2018, mas tendo a podemista como protagonista. No entanto, aquele cenário era restrito à São Luís, bem diferente de uma disputa estadual. Por este motivo, não creio que Maura consiga chegar longe. Mas não sou dono da verdade!!! É apenas uma opinião!!!

BRAIDE PARA GOVERNADOR?

Eduardo Braide, beneficiado pelo “fenômeno da natureza política”, nas eleições de 2016 [que me referi na nota à cima], é uma incógnita para muitos. Será que será candidato a governador? Ou vai ficar “na sua” aproveitando o rescaldo da onda de 2016, para garantir uma eleição tranquila para deputado estadual? Há também a hipótese de que aproveite a grande projeção do ano passado, para encarar uma disputa como deputado federal. Em minha opinião, acho que não entra para governo e vai acabar apostando em uma vaga como deputado federal. Quem viver verá!!!!

O CAMINHO PARA BRAIDE….

A análise de um caminho viável para Braide veio em um bate-papo deste colunista com a companheira jornalista, bela e inteligente Silvia Tereza. Discutindo com Silvinha sobre este tema, acabamos concordando que Braide possivelmente seria bem votado apenas em São Luís [ainda assim perdendo para Flávio Dino] e talvez em Anajatuba. Para governador de todo o Maranhão, teria uma grande possibilidade de ficar sem mandato. Caminho é disputar um mandato de deputado federal / estadual e se preparar para brigar pela Prefeitura de São Luís em 2020.

E ROBERTO ROCHA?

Ainda no bate-papo com Silvia Tereza, tratamos sobre Roberto Rocha. Na opinião da jornalista, “ele não tem o que perder. É candidato”. Entretanto, Silvinha e o titular desta coluna mais uma vez concordam em uma coisa: Rocha não consegue ficar entre dois dígitos. Vão faltar votos!!!

MAS ROSEANA, COMO FICA?

Mais uma vez Silvinha e eu concordamos: “Roseana só entra se tiver chance de ganhar e se alguém financiar”. Além disso, existem outros fatores como a alta rejeição apresentada nas pesquisas recentes. A ex-governadora é campeã em rejeição e sabe muito bem o que isso significa no jogo eleitoral. Silvia arrisca que Rose, em busca de imunidade, dispute a Câmara Federal. Ai eu já não sei!!!

FLÁVIO DINO REELEITO, SEM DÚVIDA!

 É evidente que não terá a mesma facilidade da primeira eleição, mas não vejo empecilhos para a reeleição do governador Flávio Dino. O governador terá o “fardo” que todo gestor tem e que é natural; certo índice de rejeição que todo político de mandato, naturalmente, acaba acumulando após o fim de um primeiro mandato.

VICE DE LULA?

Em alta em todo o território nacional, Flávio Dino é nome forte para uma composição com Lula, ou mesmo como cabeça de chapa numa disputa pela presidência do Brasil. É claro que é! Mas penso que deva se concentrar na reeleição, no Maranhão, e se fortalecer mais ainda nacionalmente para um futuro não muito distante. Às vezes se dá um passo para trás, para que se possa dar três ou quatro, em segurança, para frente!

MÁRCIO JERRY VAI?

 Há quem diga que a candidatura de Márcio Jerry a deputado federal atrapalhe o meio de campo da reeleição do governador Flávio Dino. Bom! Este colunista não vê assim!!! Pelo contrário, penso que a candidatura de Jerry seja vitoriosa deste a nascença e não vejo embaraço algum. Márcio só não vai se não quiser!!!

UMBELINO SE MANIFESTA

O vereador de São Luís, Umbelino Junior (PPS), se manifestou em relação a noticia divulgada na semana passada, dando conta de que o Procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Maranhão, Luiz Gonzaga Coelho Martins, teria solicitado da Promotora de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, Moema Figueiredo Viana Pereira Brandão, a apuração de denúncias tocadas pelos vereadores Beto Castro (PROS) e Honorato Fernandes (PT). O desentendimento ocorreu na semana passada em momento de ânimos exaltados protagonizado pelos dos parlamentares.

 UMBELINO SE MANIFESTA 2

 Durante a sessão desta segunda-feira (10), Umbelino pediu que o Procurador Luiz Gonzaga Coelho Martins reavaliasse o caso, que é comum em todos os parlamentos. Durante debates acalorados, este tipo de desentendimento é comum e geralmente resolvido de maneira interna, sem a intervenção de Poderes externos.  Este colunista concorda com Umbelino.

ASTRO REBATE “O ESTADO”

O vereador Astro de Ogum (PR), presidente da Câmara Municipal de São Luís, em discurso na manhã desta segunda-feira (10), disparou contra o jornal O Estado do Maranhão, veiculo de comunicação a qual atribui uma “farsa política que orquestrada na imprensa”. Acontece que O Estado, em uma de suas colunas, noticiou supostas intrigas entre Astro e o vice-presidente da Câmara, vereador Osmar Filho (PDT). “Não estou aqui em disputa para presidência da Câmara de São Luís. Aconteça o que acontecer a minha amizade com Vossa Excelência (vereador Osmar Filho) será sempre a mesma. Considero aqui nesta Casa todos como amigos e amigas”, pontuou.

ASTRO PARA PRESIDENTE?

Astro reafirmou que não pretende disputar nada na Casa. “Quem está pensando nisso, está completamente errado. Estou nesta Casa em nome das minorias e isso incomoda, eu sei disso. As lanças e as armas estão apontadas diretamente pra mim”. A polêmica é grande, pois, de fato, nos bastidores, alguns vereadores comentam a possível candidatura do presidente à reeleição. O discurso do presidente põe por terra todo um contexto conspiratório que vinha sendo desenhado por trás das cortinas.

NO BANHEIRO

 Como vocês sabem nossa Coluna tem sempre algo de humor, então para não passar em branco… Ganha um par de cortesias para o Centerplex Cinema, no Shopping Pátio Norte, na estrada de São José de Ribamar, quem acertar o nome do vereador que nesta sessão de segunda-feira (10), na Câmara de São Luís, teve que voltar às pressas do banheiro para poder formar quorum, durante as votações das proposições parlamentares… De acordo com os mais observadores, não deu tempo nem de balançar!!! KKKKK

PARECE PIADA!!!

Um prefeito, de uma determinada cidade do interior do Maranhão, manda seu secretário comprar mil torneiras. O secretário assustado perguntou ao prefeito o motivo e o prefeito responde:

– Hoje eu fui ao médico dos “óios” e ele falou que eu tenho 1000 pia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nome *
E-mail *
Site
Comentário *

Para comentar através do Facebook é preciso estar logado. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Comente com o Facebook

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.