Caravana Governo de Todos atende em seis municípios nesta sexta e sábado (20)

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

GERAL

Após atender 14 municípios maranhenses em abril (11 simultaneamente, de caráter inédito), a Caravana Governo de Todos, com os serviços do Procon Móvel, fará atendimentos em mais seis cidades do Estado, em nova edição, além de duas ações das unidades móveis na capital maranhense.

Pela Caravana, que será realizada entre os dias 19 e 20 de abril, as unidades móveis do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Estado do Maranhão (Procon/MA) e do Viva levarão os serviços de cidadania aos municípios de Magalhães de Almeida, São Bernardo, Tutóia, Brejo, Anapurus e Mata Roma, de 8h às 13h.

Além das outras atividades promovidas pela Caravana como palestras, atendimentos em saúde básica, cadastramentos em programas sociais e eventos esportivos, o Procon Móvel oferecerá emissão da 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais e serviços do balcão do cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros serviços on-line. Os serviços de formalização de reclamações ou denúncias e orientação ao consumidor e fornecedor também serão ofertados.

É importante lembrar que, para acessar os serviços do Viva, o cidadão deve estar com os documentos originais. Para solicitar o RG, é necessário apresentar a original da certidão de nascimento ou certidão de casamento. A emissão da 1ª via do documento é gratuita. Já a taxa para 2ª via do documento custa R$ 32,83, mas pode ser gratuita caso o cidadão apresente boletim de ocorrência provando roubo ou furto, ou comprovante de cadastro no CadÚnico do Governo Federal.

No caso do CPF, o solicitante deve apresentar certidão de nascimento ou de casamento. A inscrição é gratuita, assim como a segunda via. Vale lembrar que, para menores de idade, é indispensável o acompanhamento dos pais ou responsáveis. Para formalizar denúncias contra serviços e empresas privadas, o consumidor deve levar a original e a cópia dos seus documentos originais, além de apresentar os comprovantes da denúncia.

Os mesmos serviços serão disponibilizados em São Luís, entre os dias 20 e 21 de maio, nos bairros Vila Luizão e Filipinho.

O presidente do Procon/MA e do Viva, Duarte Júnior, comemora o sucesso dos atendimentos do Procon Móvel, que já passou por mais de 30 municípios maranhenses apenas no primeiro semestre de 2017. “A importância e a necessidade dos serviços do Procon Móvel só crescem em todo o Maranhão. Por isso, continuaremos fortalecendo essa ação em prol da garantia de direitos, por meio do acesso à documentação básica”, ressaltou Duarte Júnior.

Em março, o Procon Móvel passou pelas cidades de São José de Ribamar, Palmeirândia, São Vicente Ferrer e Bacurituba. Já em abril, foram assistidos os municípios de Arame, Carolina, João Lisboa, Açailândia, Barreirinhas, Santa Quitéria, Santa Luzia do Tide, Bacabal, Esperantinópolis, São João dos Patos e Zé Doca.

Apenas nas duas primeiras semanas de maio, a unidade móvel já passou pelos municípios de Zé Doca, Lagoa Grande, Grajaú, Nova Iorque, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Axixá, Icatu e Morros.

Participam da atual edição da Caravana Governo de Todos os seguintes órgãos: Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Secretaria de Desportos, Lazer e Juventude (Sedel); Secretaria de Estado da Saúde (SES); Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur); Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp); Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e Agricultura Familiar (Sedes); Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão (Seinc); Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima); Secretaria de Estado da Mulher (Semu); Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC); Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA); Comissão Central Permanente de Licitação (CCL); e a Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).

Veja, abaixo, a ordem de atendimento e o endereço de cada ação:

Tutóia – 19/05, 20/05 e 21/05 – Praça de Eventos, na Avenida Paulino Neves, em frente à prefeitura;
São Bernardo – 19/05, 20/05 e 21/05 – Centro Educacional Débora Correa Lima, na Rua Campo de Pouso, S/N, no Centro;
Magalhães de Almeida – 19/05, 20/05 e 21/05 – Sede Colônia de Pescadores, localizada na Av. Getúlio Vargas, 435, no Centro, em frente à praça de eventos;
São Luís – 20/05 – Unidade de Segurança Comunitária do Maranhão (USC-MA), na Vila Luizão;
São Luís – 21/05 – Instituto Farina, na Rua Antonio Farina, Nº 03, no Filipinho;
Brejo – 20/05, 21/05 e 22/05 – Centro Educacional Cândido Mendes, Nº 90, na Praça Benedito Leite, em frente á Igreja Matriz;
Anapurus – 20/05, 21/05 e 22/05 – Escola Thales Ribeiro, localizada na Rua da Indústria, no Centro;
Mata Roma – 20/05, 21/05 e 22/05 – Centro Educacional Oliveira Roma, localizado na Rua Comandante Renato Archer, no Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nome *
E-mail *
Site
Comentário *

Para comentar através do Facebook é preciso estar logado. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Comente com o Facebook

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.