Dez municípios recebem serviços de saúde durante ‘Caravana Governo de Todos’

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

geral

A ‘Caravana Governo de Todos’ levará serviços de saúde a mais dez municípios maranhenses. Executadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), as atividades incluem consultas ortopédicas e oftalmológicas, oferta de exames como ultrassonografia, tomografia e preventivos, além de serviços na área da atenção primária em saúde. A Caravana, coordenada pela Secretaria de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos (Secap), acontece entre esta quinta-feira (20) e sábado (22).

A secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Teófila Monteiro, ressaltou o esforço que a SES tem realizado para agregar serviços à caravana. “A cada edição buscamos expandir as atividades. Estamos trabalhando com o intuito de oferecer atendimentos que beneficiem a população. Com as consultas médicas estamos facilitando o acesso aos serviços e beneficiando os maranhenses com atendimento especializado”, disse.

Na área da Atenção Básica serão oferecidos serviços como aferição de pressão, glicemia, avaliação nutricional, orientações sobre saúde bucal, vacinação, além de testes rápidos para detecção de sífilis, HIV e hepatites. As atividades começaram nesta quinta-feira (20) no município de Arame, onde foram ofertados serviços de vacinação, testes rápidos e consultas com profissionais da Força Estadual de Saúde (Fesma) que atuam no local.

Na sexta-feira (21), as atividades serão realizadas nos municípios de Açailândia, Carolina, São João dos Patos, João Lisboa e Santa Luzia. No sábado (22), recebem a caravana os municípios de Bacabal, Esperantinópolis, Santa Quitéria, Barreirinhas e Zé Doca. Cada município receberá ações específicas, de acordo com a demanda e os serviços disponíveis para cada região.

Nos municípios de São João dos Patos, Santa Luzia, Esperantinópolis e Zé Doca, por exemplo, serão realizados atendimentos médicos em ortopedia. Já em Bacabal, além de atendimentos médicos no Hospital Regional Dra. Laura Vasconcelos, serão realizados até sessenta exames, sendo trinta ultrassonografias e trinta tomografias. Em Açailândia, haverá atendimento oftalmológico além de vacinação, teste rápido e aferição de pressão arterial, com o apoio das equipes de saúde do município.

As atividades nos municípios de Santa Luzia, Bacabal, Esperantinópolis, Zé Doca e Santa Quitéria contarão com o apoio dos profissionais da Fesma, que também orientarão a população acerca da saúde bucal, com a distribuição de 750 kits de escovação. Já a carreta de prevenção e combate ao câncer estará em Carolina e Santa Quitéria, realizando exames preventivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nome *
E-mail *
Site
Comentário *

Para comentar através do Facebook é preciso estar logado. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Comente com o Facebook

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.