Buscar:

Ministro da Justiça quer tolerância zero ao álcool e direção

Publicado em 31/01/2012

Mudança na Lei Seca já é discutida no Congresso

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse na tarde desta terça-feira (31) que está estudando com parlamentares da Câmara e do Senado a mudança na Lei Seca e quer a implementação da tolerância zero ao álcool e direção logo.

Um projeto já foi aprovado no Senado Federal e outro é discutido na Câmara dos Deputados modificando a penalidade aplicada e o valor da multa aos motoristas que beberem.

Segundo o ministro, a ideia é unir esforços para que o projeto seja completo e acabe com a sensação de impunidade no trânsito.

- A lei é boa, mas é necessário superar problemas que possam alimentar a sensação de impunidade. A ideia nossa é modificar a lei para que a sensação de impunidade que volta novamente fazer com que as pessoas se sintam livres para beber e dirigir possa ser combatida.

Para Cardozo, o problema da lei atual é que a Constituição garante que ninguém apresente prova contra si mesmo. Dessa forma, as pessoas fogem do bafômetro e não há provas concretas.

Um novo projeto, segundo ele, aumentaria o valor da multa, modificaria os limites penais e colocaria tolerância zero para o álcool e direção. Dessa forma, valeriam como prova testemunhas, gravações, entre outras coisas. Assim, segundo ele, as pessoas passariam a soprar o bafômetro por vontade própria.

- Não vamos colocar a dosagem limite como regra de demonstração. A ideia é dizer que aquele que dirigir embriagado incorrerá em crime. Isso pode ser provado por quaisquer provas emitidas em direito. E claro, a pessoa que quiser demonstrar as autoridades policiais que não está embriagado terá o direito de fazer o teste do bafômetro provando que não está embriagado. Ou seja, inverter a lógica da lei.

Fonte:R7

Related posts:

Prefeito de Carolina é condenado à perda do cargo
Lula diz que Brasil vive ritmo de pleno emprego
Governo tenta “liquidar” batalha por mínimo de R$ 545
Gostou? Então comenta!

 

 

 

Nome (Obrigatório)
E Mail (Obrigatório)
Mensagem:

 



  • reunião
    helena
    idosos
    cadeia