Temer mira grau de investimento ‘logo’ e diz ter a ‘alma incendiada’

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

O presidente Michel Temer afirmou nesta sexta-feira (11) durante inauguração de uma usina de etanol de milho da FS Bioenergia, em Lucas do Rio Verde (MT), que seu governo tem sido ousado ao fazer as reformas e que o País vai recuperar “logo, logo” o grau de investimento perdido no ano passado.

— Vou fazer um pouco propaganda do governo aqui, pode? Vejo que o Risco Brasil, que estava em mais de 470 pontos negativos, quando assumi o governo, hoje está em 195 pontos, portanto caiu sensivelmente. E logo, logo vamos reassumir o grau de investimento que nós perdemos no passado.

Sobre as reformas, disse estar “sendo ousado, porque são matérias que ficaram durante anos e anos paralisadas e nós fomos dando solução”. Temer disse também estar muito “animado” com os 15 meses do seu governo.

— Saio daqui muito animado, animado no sentido da própria palavra. Animado vem de ânima, do latim, que singifica alma. Saio daqui com a alma incendiada, dizendo o Brasil tem jeito porque eu vejo o exemplo de Lucas do Rio Verde.

Em seguida, disse que é preciso acabar com a “cultura de litigância e animosidade” que se instalou no Brasil.

— O que queremos é a harmonia absoluta em nosso País.

Esta foi a primeira viagem de Temer ao Estado do Mato Grosso desde que foi efetivado na Presidência da República. Lucas do Rio Verde é a primeira usina brasileira de etanol que utiliza milho em 100% de sua produção.

O presidente disse ainda que tentou acabar com um “certo preconceito ideológico” que trata a iniciativa privada — e o empresário, em particular — como se fosse “alguém à margem da sociedade.”

— Ao contrário: tratamos o empresário como alguém que auxilia o governo. A história da administração pública brasileira revela isso. O poder público não pode fazer tudo.

Elogios e protestos

Durante a solenidade, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti (PSD), parabenizou Temer pela “coragem de estar fazendo as reformas” de que o Brasil necessita.

— Quero que o senhor siga em frente. Sei que é um homem determinado e corajoso. Muitos tentaram fazer [as reformas], mas não conseguiram. O senhor vai passar para a história do Brasil como o presidente que fez aquilo que precisava fazer.

Parte do público aplaudiu, mas a maioria permaneceu em silêncio.

Antes mesmo da chegada de Temer ao município de Lucas do Rio Verde, um grupo de caminhoneiros protestava contra a visita do presidente na BR-163, na altura do km 686. O congestionamento tinha aproximadamente quatro quilômetros de extensão por volta das 10h30, pouco antes do início do evento, de acordo com a concessionária Rota do Oeste.

A manifestação, no entanto, não atingiu diretamente o presidente, que se deslocou de helicóptero na região.

O caminhoneiro Gilson Baitaca, um dos líderes do movimento de transportadores de grãos do Mato Grosso, fez críticas à visita do presidente.

— Temer está inaugurando uma usina, mas não é bem-vindo na nossa cidade pelo fato de estar envolvido nesses atos de corrupção. Ele usou dinheiro da população para comprar o apoio dos deputados e se salvar na cadeira de presidente.

De acordo com Baitaca, o protesto é contra o aumento de tributos e as denúncias de corrupção que atingem o presidente. O líder dos caminhoneiros lamentou o resultado da votação na Câmara dos Deputados, que barrou a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente por corrupção passiva. Baitaca também criticou o aumento da alíquota de PIS/Cofins sobre combustíveis.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência disse que não iria comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nome *
E-mail *
Site
Comentário *

Para comentar através do Facebook é preciso estar logado. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Comente com o Facebook

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.