Arraial da Maria Aragão atrai multidão em grande festa da cultura popular

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Arraial da Maria Aragão atrai multidão em grande festa da cultura popularMilhares de pessoas compareceram na noite deste domingo (18), ao Arraial da Praça Maria Aragão que reuniu num único espaço a diversidade da cultura maranhense e nordestina. O ponto alto da noite foi o show da cantora Flávia Bittencourt que celebrou 10 anos de carreira ao lado de Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, além do conterrâneo César Teixeira e do batalhão pesado do Boi da Maioba. A noite também foi de celebração pelo Dia Nacional do Tambor de Crioula, manifestação genuinamente maranhense. O governador Flávio Dino participou da festa do ‘São João de Todos’, uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de São Luís. Nesta quarta (21) e quinta-feira (22), a festa continua a partir das 18h, com apresentações de tambor de crioula, bumba meu boi, danças folclóricas, companhias de ritmos e shows de artistas locais.

O governador destacou a construção de uma programação coletiva com a participação da população. “É muito importante entender que a cultura não é estática ou algo parado. Por isso, ouvimos o povo e as manifestações para realizar esta festa. Trazer artistas brasileiros é o resultado do diálogo com a população e troca de outras experiências que nos ajudam a aprimorar e fortalecer nossa cultura em todo Estado”, observou Dino.

O secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, disse que os festejos juninos buscam valorizar grupos e artistas maranhenses. “A nossa programação promove a inclusão desde pequenos grupos que misturam ritmos e que juntos formam a rica diversidade cultural maranhense, como também abre espaço para grandes artistas”, afirma Marlon Botão.

O secretário de estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, frisou a parceria entre o Governo e Prefeitura para realização da maior festa do Maranhão. “Mais uma vez esta parceria vem para elevar nossa cultura e progressivamente a inserir no âmbito nacional, expandindo o Maranhão para todo o país. O ‘São João de Todos’ dinamiza a economia, turismo e cultura local e se mostra a festa mais prestigiada no Estado”, destacou Jerry.

SHOW

O show de Flávia Bittencourt fez parte da programação do ‘São João de Todos’, com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. “O projeto foi pensado para fortalecer o São João e as festas juninas da cidade. Escolhemos esta época por ser uma festa forte em todo país, em especial em nosso estado. Então, a proposta foi trazer artistas consagrados para presentear os maranhenses com esta bonita festa”, d isse a cantora e compositora maranhense.

A estudante Islanny Baldez pontuou o fato de as apresentações serem abertas a todos. “Como é bom ter uma programação tão rica e gratuita, principalmente para quem tem menos condições financeiras. Da outra vez que estes artistas fizeram show em São Luís, não tive como comprar o ingresso e hoje estou aproveitando esse belíssimo show gratuitamente. Estou adorando e a cada dia a programação nos surpreende, seja com artistas convidados, quanto com grupos daqui. A satisfação é geral, prova disso é esse tempo de chuva e por ser um domingo, e ainda assim a Praça está lotada, cheia de pessoas que amam nossa cultura”, analisou a estudante.

O secretário de estado da cultura e turismo, Diego Galdino, destacou o intercâmbio entre os artistas do Maranhão e de outros estados. “São ícones da música nordestina e grandes artistas maranhenses. A população abraçou a programação do ‘São João de Todos’ e veio prestigiar esta festa que está bonita desde a abertura e permanecerá assim até o dia 2 de julho, quando encerra a programação”, disse o secretário.

Uma das atrações mais aguardadas da programação junina, o show de Flávia Bittencourt, que contou com a participação os artistas nacionais Geraldo Azevedo e Elba Ramalho, animou a platéia com canções imortalizadas nas vozes de Luiz Gonzaga e Dominguinhos, além de composições de artistas maranhenses, como João do Vale, fizeram o público dançar e relembrar grandes sucessos.

Elba Ramalho destacou, durante o show, o prazer em voltar à capital maranhense e também o talento dos artistas locais e a força da cultura da cidade. O encontro de músicos nordestinos teve ainda uma motivação solidária, já que Flávia Bittencourt, que é madrinha do projeto social Sonho de Aline, convidou a todos a levarem como doação simbólica 2 Kg de alimentos não perecíveis ou livros, para serem repassados às crianças assistidas pela iniciativa.

TAMBOR

 

Mas a festança não se restringiu ao palco principal do Arraial da Praça Maria Aragão. Manifestação popular genuinamente maranhense, o tambor de crioula tem sido um dos destaques da programação do ‘São João de Todos’. Nos circuitos oficiais, o bailar das saias das coreiras e o bater das parelhas encantam visitantes e ludovienses.

No dia 18 de maio, quando é celebrado nacionalmente o Dia do Tambor de Crioula, foi inaugurado na Praça Maria Aragão um novo espaço para apresentações da manifestação, presente nos 19 dias da programação. Na Tenda do Tambor foi montada uma exposição com o acervo do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, equipamento cultural da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo. O tambor de crioula é reconhecido desde 2007 como Patrimônio Cultural Brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pela Lei nº 13.248, de 12 de janeiro de 2016.

“O tambor de crioula é um patrimônio nosso, sem dúvidas representa nossa identidade em todas as épocas do ano. É motivo de orgulho para a cultura local ter essa riqueza reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil desde 2007, o que mostra a importância desta manifestação não só para o nosso estado, mas para todo o país”, ressaltou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.

TURISTA

Sucesso no arraial, o espaço do turista tem recebido muitos visitantes em todas as noites de festa. “Estamos recebendo muitos elogios pela forma como recebemos os turistas, principalmente durante eventos como este em que o fluxo de visitantes aumenta. Todos saem muito bem informados sobre as riquezas da nossa cidade”, disse a secretária municipal de turismo, Socorro Araújo.

O ‘São João de Todos’, realizado em parceria entre a Prefeitura de São Luís e Governo do Maranhão, prossegue até o dia 2 de julho, nos circuitos oficiais da Praça Maria Aragão, Parque Folclórico da Vila Palmeira (Humberto de Maracanã), Ipem (Donato Alves) e Praça Nauro Machado (Mestre Marcelino). A programação começa às 19h com seis atrações por noite em cada arraial, entre grupos de bumba meu boi, quadrilhas, danças tradicionais e shows.

Além do circuito oficial, a programação também se estende para os arraiais em 12 bairros: Bairro de Fátima, João Paulo, João de Deus, Cohajap, Liberdade, Largo de Santo Antônio no Centro, Cohatrac, Anil, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Vila Embratel e Praça do Letrado no Vinhais. Nesses locais, a programação vai de 23 a 29 de junho. A programação completa está disponível no portal da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br) e no hotsite ‘São João de T

PROGRAMAÇÃO
QUARTA-FEIRA (21)
Arraial da Maria Aragão
18H TAMBOR DE CRIOULA MENSAGEIROS DE SÃO BENEDITO
18H30 TAMBOR DE CRIOULA MILHAGRE DE SÃO BENEDITO DE CANUTO
19H BOI DA VILA PASSOS DE CANUTO (Z)
20H BOI ENCANTOS DO OLHO D´AGUA (O)
21H BOI DE SONHOS (O)
22H SHOW ENCANTARIAS LUÍS CLÁUDIO
23H BOI DE AXIXÁ (O)

Arraial da Vila Palmeira
19H BOI DE GUIMARÃES (Z)
20H BOI DE AXIXÁ (O)
21H BOI DA VILA PASSOS DE CANUTO (Z)
22H SHOW LAMPARINA
23H BOI ENCANTOS DO OLHO D´AGUA (O)

Arraial do Ipem
19H BOI MEU TAMARINEIRO (O)
20H BOI DE SÃO SIMÃO (O)
21H BOI DE GUIMARÃES (Z)
22H SHOW ALEXANDRA NICOLAS
23H BOI DA PINDOBA (M)
QUINTA-FEIRA (22)

Arraial da Maria Aragão
18H TAMBOR DE CRIOULA MOCIDADE INDEPENDENTE
18H30 TAMBOR DE CRIOULA TIJUPA
19H BOI DE AXIXÁ (O)
20H BOI DE SÃO SIMÃO (O)
21H CIA ENCANTAR (A)
22H SHOW FLORES DE AÇO
23H BOI DE SANTA FÉ (B)
BARRACÃO DO FORRÓ
20H RAIMUNDINHO E FORRÓ PÉ NO CHÃO
21H RAÍZES DA TERRA

Arraial da Vila Palmeira
19H BOI DE UPAON AÇU (O)
20H BOI DA FE EM DEUS (Z)
21H BOI DE PALHA (A)
22H SHOW FOLIA DE TRÊS
23H BOI DA MAIOBA (M)

Arraial do Ipem
19H CACURIÁ DE TETE (A)
20H BOI LENDAS E MAGIAS (O)
21H BOI BRILHO DA ILHA (O)
22H SHOW MANO BORGES
23H BOI PIRILAMPO (A)
BARRACÃO DO FORRÓ
20H GANZOLA PE NO CHÃO
22H KAMBADA DO FORRÓ

odos’ (http://www.ma.gov.br/saojoaodetodos/).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nome *
E-mail *
Site
Comentário *

Para comentar através do Facebook é preciso estar logado. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Comente com o Facebook

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.